1646

as igrejas foram construídas em locais que tivessem fácil visibilidade do litoral, para suas torres serem avistadas pelas embarcações.

1648

A Igreja Matriz fazia parte da tríade religiosa junto com das Mercês e do Carmo, que orientou as direções da construção urbana de Alcântara no século XVIII.

 

1648

Em 1889, com o advento da República, o pelourinho foi derrubado e quebrado em pedaços, como forma de apagar os símbolos da monarquia. Dessa forma, suas partes foram enterradas em locais diferentes.

1700

Atualmente a antiga Rua da Bela Vista encontra-se praticamente abandonada e as construções nela presente a maioria em ruínas.

1759

Faz parte de um dos três conjuntos urbanos que orientaram a organização da cidade, sendo o primeiro da Praça da Matriz, que fica de costa para o mar. Esse conjunto arquitetônico foi a mais importante expressão da ocupação portuguesa e da vila de Santo Antônio de Alcântara, sendo considerado o seu coração.

1763

Foi construído em 1763,  onde existia um prédio de pedra, que provavelmente seria o quartel e hoje  se encontra em ruínas. Ainda é possível ver canhões espalhados no local e alguns apontados para a direção da praia.

1800

Durante a festa é criada uma corte imperial, geralmente constituída por crianças e adolescentes. A cada ano há uma pessoa responsável pela festa, e esta indica o imperador ou a imperatriz

1811

Ela foi construída em pedra e cal com paredes grossas e rígidas. É possível que essa construção nunca tenha sido terminada e atualmente encontra-se apenas suas ruínas na rua do Miritiua, num local com bastante visibilidade, pois há um grande fluxo comercial.

1815

o antigo Pelourinho de São Luís (1815) não foi totalmente destruído como se imaginou, pois seu pedestal continuou e foi reaproveitado, utilizado como alicerce da construção da chamada Pirâmide de Beckman.

1840

A Escola Sociedade 11 de Agosto, surge em oposição à educação elitista que era administrada no Liceu Maranhense. Voltada para o ensino da leitura, da escrita e da contagem, buscava atender a população mais pobre da cidade e proveniente do setor operário, buscando ainda oferecer cursos profissionalizantes.

1841

O Cais da Sagração, hoje chamado erroneamente de “Rampa Campos Melo”, tem importância histórica na cidade de São Luís e já foi um dos portos mais importantes do mundo

1851

Marcolina tinha trinta anos de idade quando fez a promessa que se achasse graça, mandaria construir uma casa de taipa e palha para se realizar a Festa, durante todos os anos, e mesmo quando ela morresse, passaria a promessa para os seus descendentes

1854

As duas construções partem de uma disputa entre duas famosas famílias alcantarenses, sobre quem, naquela ocasião, hospedaria o imperador, dessa forma, cada uma construiu um palacete.

1864

O terreiro foi extinto em 1970 devido ao falecimento da última mãe de santo, Mãe Pia, e hoje embora não tenha edificação é reconhecido como sagrado e frequentado por adeptos da religião.

1896

Embora o nome faça referência ao Justino, esposo de uma das mães de santo, a casa sempre esteve chefiada por mulheres. Como tradição de matriz africana, esse terreiro resiste, inventando e re-inventando sua tradição para manter-se. Atualmente está sob o comando de Raimunda Venância Souza Viegas (Dona Mundica)

1908

O casarão registrado na fotografia, tinha estilo colonial com três pavimentos, localizado entre as Praças Pedro II e Benedito Leite, no centro da cidade, estava situado em um espaço bastante efervescente, no mesmo local onde hoje fica o Palácio do Comércio, cuja fachada podia-se ler no letreiro o seguinte nome: Hotel Central.

1915

Com o passar do tempo, se desenvolveu uma povoação ao seu redor e aumentou a fama da região devido à lenda. A  partir do ano de 1757, foram construídas três igrejas que sofreram um misterioso desabamento.

1919

O começo do século XX era a época clássica do cinema ludovicense, a construção do ideal da Belle époque europeia invadia São Luís, e com ele a construção de um modo de vida, que buscava se apropriar da cultura europeia. Neste contexto surge o cine Edén

1939

Esse foi o primeiro estádio de futebol do Maranhão, nasceu ao mesmo tempo da chegada do futebol ao estado do Maranhão. Levou esse nome de Santa Izabel, porque assim era conhecida a Fábrica Têxtil Maranhense.

1946

Com o passar do tempo, outras Escolas de Samba e outros grupos carnavalescos da Ilha, como é o caso da Casinha da Roça, por exemplo, começaram a se deslocar todos os anos, após o carnaval oficial, para Ribamar para abrilhantar o evento.

 

1950

O Lava-Bois surgiu de um ritual promovido por boieiros que foram até o município pagar uma promessa de São João.

1950

O sonho de Manoel Ferreira era fazer da Lusitana uma marca no coração dos maranhenses e conseguiu.

 

1970

Um canal de mangue separa a Praia de Carimã da parte habitada do município em uma travessia, partindo do Cais da Raposa, que dura aproximadamente dez minutos. Intensamente visitada, atrai inúmeros turistas para a região em busca de suas belezas naturais e típica culinária, além do tradicional artesanato da renda de bilro.

1988

A sede da Associação, hoje denominada Associação das Rendeiras Bilro de Ouro, foi cedida pela Prefeitura e se encontra localizada na Travessa Formosa, Rua da Lavanderia, n° 223, Bairro Carcarape, também conhecida como “corredor das rendeiras”

1996

A Praça abriga o famoso Caminho de São José que destaca a história do pai adotivo de Jesus no cumprimento de sua missão e vocação. Composta por um conjunto de imagens de oito estações que contam a história da Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José.

1999

o píer integra a tentativa estatal de contenção dessas modificações hidrodinâmicas locais e seus constantes avanços sobre a orla. Por outro lado, proporcionou uma relativa acumulação de bancos de areia entre as ilhas do Maranhão e Curupu, modificando também sua paisagem natural.

2017

Em março de 2017, após passar por um intenso processo de revitalização, o cais foi reinaugurado em uma grande festa e causou uma onda de felicidade e contentamento aos moradores de São José de Ribamar, pois, para eles este local significa uma área de lazer adequada e segura, além de um novo ponto turístico que ajuda cada vez mais no desenvolvimento econômico da cidade.