A Praça da Matriz é um importante símbolo religioso do município de São José de Ribamar. É um importante local de encontro dos moradores e de fiéis devotos de São José de Ribamar, homônimo da cidade. A Praça abriga o famoso Caminho de São José que destaca a história do pai adotivo de Jesus no cumprimento de sua missão e vocação. Composta por um conjunto de imagens de oito estações que contam a história da Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José. As estações estão dispostas dos dois lados da praça localizada em frente à igreja de São José de Ribamar. As estátuas começaram a ser esculpidas em 1996, pelo artista goiano Sival Floriano Veloso no Salão Paroquial da igreja de São José de Ribamar e foram concluídas em 1997. A inauguração aconteceu em doze de setembro do mesmo ano.

As estações passaram ainda por duas reformas, em 2001 e 2010. A nova praça da matriz substituiu a antiga e as estações substituíram a antiga imagem da sagrada família construída em 1979, pelo escultor Carlos Prado que, já bastante desgastada, desmoronou durante a reforma da praça.  Diz a lenda que um navegador português prestes a naufragar nas imediações do atual município por causa de uma tempestade, invoca a ajuda do Santo São José. Após ver a tempestade passar ergue uma capela de frente para o mar com a imagem deste Santo como forma de agradecimento. Tempos depois, os moradores de Anindiba, hoje Paço do Lumiar, levaram a imagem escondida para a igreja do povoado.

Contudo, misteriosamente, ao amanhecer, notaram que a imagem de São José voltara à sua capela de origem. Em uma nova tentativa, os Anindiba levaram a estátua novamente, porém deixaram sentinelas para guardá-la, mas São José, depois de ter transformado seu cajado em luzeiro, desceu protegido por santos e anjos e voltou para a capela de Ribamar. O caminho por onde São José passou ficou repleto de luz, e atualmente uma pequena parte deste percurso, já perto de seu destino final, é retratado pelas estações presentes na praça da matriz responsável por contar toda a história do santo São José.

 

Fontes/bibliografia: http://www.santuarioderibamar.org/o-caminho

http://educadora560.com.br/historia-do-santuario-de-sao-jose-de-ribamar/

Pesquisador responsável: Priscilla Piccolo

 

Fotografias/imagens: http://mapio.net/pic/p-24920382/

https://estrangeira.com.br/sao-jose-ribamar-raposa-maranhao/

https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g673267-d4059384-i95720124-Banho_Beach-Sao_Luis_State_of_Maranhao.html