Construído em 1841 em homenagem a sagração de D. Pedro II, o Cais da Sagração já foi um dos portos mais importantes do mundo. Isso se deu pelo volume do comércio presente no Estado do Maranhão a partir do século XVIII, pelo movimento geral do capitalismo industrial no mundo e o livre comércio. Porém com a construção de outras formas de transportes, entre elas a Estrada de Ferro São Luís – Caxias e a diminuição da movimentação do cais, este se vê fadado ao abandono e em fins da década de 1970 parte dele foi aterrado para a construção da Av. Vitorino Freire. O Cais da Sagração, hoje chamado erroneamente de “Rampa Campos Melo”, tem importância histórica na cidade de São Luís e já foi um dos portos mais importantes do mundo. De acordo com o conselheiro do IPHAN Luis Phellipe Andrés, “havia duas rampas, a Campos Melo, que desapareceu e a Rampa do Palácio, antigo Cais, que se encontrava entre os dois baluartes, em frente ao Palácio dos Leões”. O Cais da Sagração foi feito como homenagem a sagração de Dom Pedro II, suas obras foram iniciadas em 1841, passou muitos anos em funcionamento e seus vestígios desapareceram.

Na perspectiva do pesquisador Jandir Gonçalves da Silva, na década de 1970, parte dele foi aterrado para a construção da Av. Vitorino Freire. Vale destacar que esse Cais era a única saída de São Luís até a criação da Estrada de Ferro São Luís – Caxias. “A maior parte das estações no Maranhão entraram em atividade no ano de 1919, mas consta que desde 1915 já havia a circulação de trens na linha. […] Entre 1921 e 1930, completou-se toda a ferrovia, com a abertura de várias estações e postos coletores nas principais povoações por ela atravessadas” (NEVES, 2012 p.06) Quase todas as fábricas têxteis maranhenses já estavam em pleno funcionamento, e se viram ante o grave problema da precariedade do transporte de mercadorias, o que demonstrava estar completamente obsoleto, para a realidade local daquele período, o transporte de bens conjugando-se as vias terrestres e fluviais. Mesmo assim, essa questão não foi resolvida pelo menos até o início da década de 1920. (NEVES, 2012 p.05)

As mudanças urbanas iniciadas na segunda metade do século XVIII, foram visíveis, nesse último período e depois dele, devido ao movimento geral do capitalismo industrial no mundo e o livre comércio, a cidade de São Luís também passou por mudanças no seu cenário físico urbano. “De todas as reformas pelas quais a cidade passou, a construção do Cais da Sagração foi uma das mais significativas, pois seus resultados foram sentidos na economia por muito tempo.” (NEVES, 2012 p.05) O impacto da construção do Cais sobre a cidade foi forte a ponto de Josué Montello escrever um livro intitulado “Cais da Sagração”, evidenciando o cenário da construção dele e através do qual se desenrola a história do pescador Mestre Severino, de sua amada Vanju e da submissa Lourença, personagens do mar, o qual, mais do que um plano de fundo, manifesta vida. Montello destaca a movimentação do cais, e ao final do livro aponta certo receio pelo seu declínio.

Fonte/Bibliografia                                                               

GERMANO, Nivaldo. RIBEIRO, Elias. FONTENELE Ludmylla, et al. CAIS DA SAGRAÇÃO: O Processo de Modernização da Cidade de São Luís no século XIX. Apresentado no II simpósio de História do maranhão oitocentista. UEMA, 2011.

MONTELLO, Josué. Cais da Sagração. 5.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

MORAES, Jomar. São Luís do Maranhão – memorabilia de antigos e raros cartões postais. Rio de Janeiro: Y.R. Marketing e Projetos Culturais Ltda., 1993.

NEVES, Diogo Gualhardo. Ferrovia São Luís-Teresina: história e cultura. In: VI Colóquio Latino Americano sobre recuperação e preservação do patrimônio industrial. v. 1, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2012.

O Cais da Sagração. TV imparcial. Publicado em 7 de out de 2016.

SILVA, Jandir Gonçalves. Entrevista concedida a Reinilda Santos, 2017.

 

 

Pesquisador responsável: Reinilda Oliveira

Fotografia imagem:

http://www.panoramio.com/photo/46782732

http://www.panoramio.com/photo/46782732

https://br.pinterest.com/pin/86272149086449031/