A Festa do Divino Espírito Santo de Paço do Lumiar no Maranhão acontece desde 1851, quando Marcolina Rosa de Jesus, uma católica fervorosa, pagou uma promessa feita ao Divino Espírito Santo por um pedido atendido. Segundo ALVES (1994, p. 07), Marcolina tinha trinta anos de idade quando fez a promessa que se achasse graça, mandaria construir uma casa de taipa e palha para se realizar a Festa, durante todos os anos, e mesmo quando ela morresse, passaria a promessa para os seus descendentes. “Com a morte de Marcolina, a Festa do Divino Espírito Santo de Paço do Lumiar passou para a sua filha, Joana de Deus Rocha; e desta, para a sua neta, Vita Rocha Brito e, quando esta faleceu,em 1989, a sua bisneta Ignez Vitória Ferreira de Cruz, e os outros representantes da geração dos familiares de dona Marcolina, organizaram uma irmandade composta de vários moradores do lugar para que o evento religioso se tornasse de alguma forma oficializado, no que contou com a cooperação do então prefeito de Paço do Lumiar, Sr. Alfredo Silva, do Dr. Carlos Alberto Saad e da Sra. Leila Nascimento, Assessora de Cultura à época”. Essa irmandade faz uma ornamentação caprichada nas casas dos festeiros. As roupas do império são luxuosas, e há abundância em doces e comidas servidas no banquete que são marcas expressivas da festa. Assim, essa manifestação cultural funciona para os fiéis pagarem suas promessas. A dona Ignêz Ferreira (2018) diz que: “não gostaria de esquecer esse evento que é apreciado por vários lugares de fora, somos tocadores de que cada ano esse objetivo da Festa do divino do espírito santo seja alcançado, pois já temos a irmandade, temos já o estatuto e cada ano gostaríamos que houvesse mais interessados em participar, dos moradores e também das autoridades, pois o município de paço do lumiar necessita e prestigia esse evento, que é totalmente de origem católica”. Desse modo, esse tradicional Festejo do Divino Espírito Santo conta com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretária de Cultura e Esporte e Lazer, o qual é feito na sede desse do município de Paço do Lumiar.

Fontes/Bibliografia:

ALVES, Herbelina de Jesus. A Festa do Divino Espírito Santo de Paço do Lumiar no Maranhão. Paço do Lumiar: [S.l.: s.n.], 1994.

CRUZ, Ignez Vitória Ferreira de.  Entrevista concedida a Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus para o Projeto Patrimônio Fantasma. Paço do Lumiar, 20 de fevereiro de 2018.

RAMOS, Clóvis. Bendito, Louvado Seja. In: ALVES, Herbelina de Jesus. A Festa do Divino Espírito Santo de Paço do Lumiar no Maranhão. Paço do Lumiar: [S.l.: s.n.], 1994.

RAPOSA, A Voz da. Paço do Lumiar realiza 162ª Festa do Divino.  Disponível em:<http://www.avozdaraposa.com.br/2013/10/paco-do-lumiar-realiza-162-festa-do.html>. Acesso em: 28 fev. 2018.

Pesquisador responsável: Natasha Alhadef