Inaugurado no ano de 1999, o Píer de Raposa está inserido no projeto de revitalização da orla marítima do município (2007-2016) e deveria incluir a construção de um centro de informação turística e comercialização de artesanatos. Via de acesso para a travessia que leva à Ilha de Curupu, especialmente à procurada Praia de Carimã (para passeio nas “Fronhas Maranhenses”, em alusão aos “Lençóis Maranhenses”), outra importante atração turística local, se encontra frequentemente ameaçado devido às fortes ondas que se chocam em sua direção. Localizado no bairro do Garrancho, o píer integra a tentativa estatal de contenção dessas modificações hidrodinâmicas locais e seus constantes avanços sobre a orla. Por outro lado, proporcionou uma relativa acumulação de bancos de areia entre as ilhas do Maranhão e Curupu, modificando também sua paisagem natural.

Envolto entre prorrogações de prazo de entrega da obra e termos aditivos de contrato, o Píer da Raposa apresenta grande importância para as atividades pesqueiras da região, muito embora a obra tenha sido entregue e revitalizada posteriormente (2013) sem a rampa para desembarque do pescado. Principal forma de deslocamento até a Ilha de Curupu, a travessia anteriormente era efetuada partindo do município de São José de Ribamar, do qual o município de Raposa foi desmembrado e emancipado em 10 de agosto de 1994, e leva às praias de Carimã, praia do Curral, praia de Itaputiua e a homônima Curupu, roteiros frequentes em visitas e expedições turísticas.

O tempo de travessia partindo do Píer da Raposa, é de meia hora em comparação à saída por São José de Ribamar, que dura duas horas até a Ilha de Curupu. A degradação ambiental é parte das preocupações dos moradores e pescadores do município, uma vez que há um verificável aumento de lixo e resíduos que facilmente se acumulam na orla, somados às belezas do colorido artesanato tipicamente local, a renda de bilro, e as cores das velas das embarcações pesqueiras, cenas características frequentemente procuradas para a apreciação do fim de tarde na beira do píer. No entanto, as obras para elevação e extensão do muro de contenção das marés ainda se apresenta em tramitação. A elevação dos índices de chuvas e o aumento no nível das marés provocam muitos estragos com o avanço das águas, prejudicando as dinâmicas de comércio, tendo sérias implicações na vida cotidiana dos moradores de Raposa.

 

Fontes/bibliografia:

 

COSTA, Carlos Rerisson Rocha da Costa. O Litoral do Maranhão, entre segredos e descobertas: a fronteira de expansão do turismo litorâneo na periferia do Brasil. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-13042016-160903/pt-br.php

FERREIRA, Ildejan de Sousa et al. O município de Raposa – MA: do abandono às perspectivas de crescimento econômico e turismo.

Disponível em: http://cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404340937_ARQUIVO_TrabalhosobremunicipiodeRaposa-MA.pdf

FRANCO, Cristiane Garcês. Ilha de Curupu: potencialidade turística e sustentabilidade.

Disponível em: http://www.geomorfologia.ufv.br/simposio/simposio/trabalhos/resumos_expandidos/eixo12/006.pdf

 

Pesquisador responsável: Leonardo Leal Chaves

 

Fotografias/imagens:

http://www.ma.gov.br/obras-do-governo-do-maranhao-impulsionam-economia-na-raposa/

http://mapio.net/pic/p-19634658/

https://www.domingoscosta.com.br/mare-de-sizigia-invade-novamente-raposa-e-causa-transtornos/

https://www.blogsoestado.com/danielmatos/2015/10/29/a-natureza-reage/