A Praia de Carimã se encontra situada na Ilha de Curupu, a uma distância de 21 quilômetros do município de Raposa, inserida na porção norte-nordeste do município. Possui aproximadamente 12 quilômetros de extensão e em sua paisagem podem ser encontrados além da praia, mangues, dunas e lagoas entre as dunas, estas ocorrendo apenas durante o período chuvoso (janeiro a abril), uma vez que há o acúmulo de água entre essas dunas, havendo uma intensa modificação em sua paisagem em decorrência do transporte da areia através dos ventos. Um canal de mangue separa a Praia de Carimã da parte habitada do município em uma travessia, partindo do Cais da Raposa, que dura aproximadamente dez minutos. Intensamente visitada, atrai inúmeros turistas para a região em busca de suas belezas naturais e típica culinária, além do tradicional artesanato da renda de bilro.

A travessia, juntamente com os passeios de pesca e os passeios de barco, se apresenta como resultado das demandas de visitação da praia, inicialmente dos próprios habitantes das localidades próximas ao município de Raposa –MA, bem como da necessidade de acesso dos próprios moradores ligados às atividades pesqueiras. Localizada na parte denominada “Fronhas Maranhenses” em referência à semelhança com outro grande destino turístico no Maranhão, os Lençóis Maranhenses, situados no município de Barreirinhas. Os passeios náuticos têm duração de duas a quatro horas, de acordo com a maré e possuem um roteiro de visitação a igarapés, manguezais e a um pequeno criatório de ostras, além das extensas dunas e lagoas entre elas. Muito embora não sejam percebidos grandes investimentos relacionados à atividade turística na região (especialmente infraestrutura e transporte público) os impactos decorrentes dessa intensa procura já podem ser notados nos detritos encontrados ao longo da orla em decorrência dessas visitações sem um planejamento geoambiental e socioeconômico, além da própria ação natural de remodelamento da linha de praia, mangues, dunas e braços de mar. As atividades econômicas da população residente nesta área mantém uma profunda relação com a natureza de modo que estes exercem intensa pressão sobre os manguezais, também modificando algumas de suas características naturais. As próprias embarcações (bianas) que fazem o passeio por entre os rios que compõem a Ilha de Curupu, onde está localizada a Praia de Carimã, somam-se à renda de bilro como mais um modo tradicional de fazeres ligados à população da Raposa e seu histórico de comunidade pesqueira que ocupou a região durante as décadas de 1940 e 1950.

 

Fontes/bibliografia:

 FRANCO, Cristiane Garcês. Ilha de Curupu: potencialidade turística e sustentabilidade.

Disponível em http://www.geomorfologia.ufv.br/simposio/simposio/trabalhos/resumos_expandidos/eixo12/006.pdf

 MUNINZ, Gisselly Poliana Santos, et al. Percepção socioambiental na Região Metropolitana da Grande São Luis – Maranhão.

 Disponível em http://www.secid.ma.gov.br/files/2015/04/Percep%C3%A7%C3%A3o-Ambiental-na-RMGSL.pdf

SILVA, Quésia Duarte da. Mapeamento geomorfológico da Ilha do Maranhão. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. Presidente Prudente, 2012.

 

Pesquisador responsável: Leonardo Leal Chaves

 

Fotografias/imagens:

 http://maranhaomaravilha.blogspot.pt/2010/07/sossego-e-lindas-paisagens-sao-alguns.html

http://www.avozdaraposa.com.br/2011/09/praia-de-carima-raposa-ma.html

https://raposa.ma.gov.br/