Moto clube treinando no Estádio Santa Isabel

 

Em 1939, o extinto Estádio Santa Izabel foi inaugurado para homenagear a fábrica do industrial César Aboud. Esse foi o primeiro estádio de futebol do Maranhão, nasceu ao mesmo tempo da chegada do futebol ao estado do Maranhão. Levou esse nome de Santa Izabel, porque assim era conhecida a Fábrica Têxtil Maranhense. Por muito tempo, esse estádio ficou conhecido como o Campo do Moto, devido à torcida rubro-negra, isto é, do Moto Club, ficar instalada nas arquibancadas de concretos sempre que o time jogava neste local, ao mesmo tempo que as torcidas dos outros times permaneciam amontoadas nos barracos do lado oposto (RAPOSO, 2015).

O Estádio Santa Izabel esteve sob a responsabilidade do industrial Joaquim Moreira dos Santos, conhecido como Nhozinho Santos, que deu nome ao segundo estádio de São Luís, localizado na Vila Passos. De acordo com Hugo Saraiva (2013), no período dessa chegada do futebol ao Maranhão, reuniram-se na casa da família Santos, na rua Grande, o líder Nhozinho Santos, seus irmãos, ingleses, alguns amigos e convidados para tratar da implantação do “foot ball association” no Maranhão. Nesta reunião, estabeleceram que na vasta área da fábrica de têxteis Santa Izabel se construiria um campo destinado ao futebol, surgindo assim o Fabril Athletic Club – FAC. Neste local, situado na área central da cidade, algumas árvores foram derrubadas para que tivesse espaço necessário para o exercício desse esporte.

Desse modo, surgiu o Estádio Santa Izabel, no qual recebeu grandes clubes, como Flamengo, Vasco da Gama, Santos, Olaria, Bangu e muitos outros. Vale dizer que nesse estádio ocorreram diversas reformas importantes, como a construção de arquibancadas de concreto. “Curioso ressaltar que era ali que a torcida do Moto Club, na época já sob os cuidados do industrial César Aboud, se acomodava. As outras equipes contentavam em alojar a sua torcida na famosa barreira, pedaço de terra e sem nenhum conforto ao lado oposto à confortável arquibancada “motense”” (SARAIVA, 2013:01). Ao longo do tempo, o Santa Izabel foi perdendo espaço, chegou a ser fechado por algum tempo e foi utilizado como campo de treino para os times da capital. O estádio Santa Izabel foi importante para a História do Futebol Maranhense, pois fez parte da vida da sociedade maranhense, na qual destacamos os seus dirigentes, torcedores, e desportistas em geral. No final da década de 70, o Santa Izabel foi demolido e em seu lugar forma construídos os prédios do Ministério da Fazenda em São Luís, CE João Francisco Lisboa (Antigo CEGEL) e a Igreja Universal (SARAIVA, 2014).

 

Fontes/Bibliografia:

 

RAPOSO, George. São Luís, uma cidade apaixonada por futebol. O Imparcial. São Luís, p. 01-11. 08 set. 2015. Disponível em: <https://oimparcial.com.br/noticias/2015/09/sao-luis-uma-cidade-apaixonada-por-futebol/>. Acesso em: 03 set. 2017.

SARAIVA, Hugo. Fechamento do Estádio Santa Izabel. 2014. Disponível em: <http://futebolmaranhenseantigo.blogspot.com.br/2014/08/fechamento-do-estadio-santa-izabel.html>. Acesso em: 01 set. 2017.

 

SARAIVA, Hugo. Inesquecível Estádio Santa Izabel. 2013. Disponível em: <http://futebolmaranhenseantigo.blogspot.com.br/2013/01/inesquecivel-estadio-santa-izabel-em.html>. Acesso em: 01 set. 2017.

 

VITORMAGAIVER – 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aE78TwIq0D>. Acesso em: 21 outubro  2018.

Pesquisador responsável: Yuri Alhadef

Fotografias/Imagens: