A Igreja de São José de Ribamar é um templo católico dedicado ao santo padroeiro, homônimo do município, São José de Ribamar. De acordo com a lenda, que assola a construção desta igreja, um navio português vindo de Lisboa com destino a São Luis do Maranhão se desviou do curso e foi parar na atual localidade do município de São José de Ribamar.  Durante uma tempestade, o navio foi ameaçado por bancos de areia. A tripulação então teria invocado a ajuda de São José de Ribamar, sendo depois o navio afastado do perigo por uma onda e os tripulantes salvos.

O capitão do navio teria erguido uma capela com uma imagem do santo como forma de agradecimento. Com o passar do tempo, se desenvolveu uma povoação ao seu redor e aumentou a fama da região devido à lenda. A  partir do ano de 1757, foram construídas três igrejas que sofreram um misterioso desabamento. A população local acredita que desabaram por terem sido construídas de costas para o mar, e somente a atual, erguida em 1915 de frente para a orla, permanece de pé e é considerada um símbolo da cidade. No mês de setembro, ocorrem no município os festejos de São José de Ribamar, onde em média 50 mil fiéis visitam, a igreja e depositam suas oferendas. É uma das maiores cerimônias religiosas do estado do Maranhão.

Fontes/bibliografia: http://www.santuarioderibamar.org/

http://educadora560.com.br/historia-do-santuario-de-sao-jose-de-ribamar/

Pesquisador responsável: Priscilla Piccolo

 

Fotografias/imagens: http://fotostrada.com.br/blog/2013/07/24/sao_jose_de_ribamar/

http://www.momentospelomundo.com/2014/06/sao-jose-do-ribamar-ma.html

http://pascomsjr.blogspot.com.br/2012/03/santuario-de-sao-jose-de-ribamar-2012.html

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2016/09/sao-jose-de-ribamar-ja-se-prepara-para-festejo-santo-padroeiro-do-ma.html