A tradicional festa do Carnaval Lava-pratos acontece no final de semana após o carnaval tradicional, arrastando multidões em dois dias de muita diversão no município de São José de Ribamar. O evento é realizado no Parque Municipal do Folclore Alcione Nazaré, orla marítima, e no ano de 2018 completou sua 72º edição. Para alguns moradores e pesquisadores locais, a tradicional festa do Carnaval Lava-pratos no município de São José de Ribamar teve sua origem no ano de 1946, no então chamado “Carnaval da Vitória”, assim batizado após a vitoriosa participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

Segundo alguns moradores locais, tudo começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval, de São José de Ribamar, resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar outras agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba. Por esse motivo, as escolas visitadas resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo da Quaresma, na sede do Batuqueiro Naval, à época situada na Rua Nova, na sede do município, dando inicio assim a festa conhecida como Carnaval Lava-pratos. Posteriormente outras agremiações começaram a peregrinação até São José de Ribamar, em razão de terem se sagrado campeãs do Carnaval da capital maranhense. Com o passar do tempo, outras Escolas de Samba e outros grupos carnavalescos da Ilha, como é o caso da Casinha da Roça, por exemplo, começaram a se deslocar todos os anos, após o carnaval oficial, para Ribamar para abrilhantar o evento. Uma minoria de moradores locais defende que a tradicional festa do Lava-pratos fora criada para que a classe trabalhadora dos garçons pudesse curtir o carnaval, uma vez que, durante o festejo oficial eles estariam trabalhando e impossibilitados de participarem dos festejos.

 

Fontes/bibliografia: http://www.saojosederibamar.ma.gov.br

https://www.blogsoestado.com/danielmatos/2010/02/19/lava-pratos-de-ribamar-e-a-pedida-do-fim-de-semana/

https://edicao.jornalpequeno.com.br/impresso/2009/02/28/um-pouco-da-historia-do-lava-pratos/

Pesquisador responsável: Priscilla Piccolo

 

Fotografias/imagens: http://www.suacidade.com/20180215/72%C2%AA-edicao-do-lava-pratos-recebe-escola-vencedora-do-carnaval-de-sp

https://www.blogsoestado.com/danielmatos/2010/02/19/lava-pratos-de-ribamar-e-a-pedida-do-fim-de-semana/

https://www.blogsoestado.com/zecasoares/2018/02/19/lava-pratos-reune-mais-de-100-mil-pessoas-em-ribamar/